20060427

Azambuja oculta

Azambuja este ano é palco de um evento fora do vulgar, pelo menos por estas paragens. Uma feira esotérica. Fui lá ontem à noite, espreitar o que se passava por lá. Logo à entrada não nos foi cobrado os supostos 2€... pensámos que fosse uma estratégia para aumentar a afluência de pessoas à feira. Já no recinto percebemos o porquê. Os ânimos estavam exaltados pois alguns dos expositores tinham sido assaltados. Assim, logo na sua primeiríssima edição, a organização do evento demonstrou uma falta de profissionalismo que, sem dúvida, terá as suas consequências.
Fora isso, andei por lá a cirandar e entre pedras 'poderosas' e amuletos, foi me sendo oferecido cartões a publicitar todo o tipo de serviço dentro desta área, obviamente! Desde consultas de tarôt, astrologia, búzios até sofrologia. E perguntam vocês o que é a sofrologia?

«Sofrologia vem das palavras: sos = serenidade, harmonia ; phren: mente, consciência e logos: estudo, conhecimento. Assim, etimologicamente "Sofrologia" significa: estudo da consciência em equilíbrio. (...) A Sofrología é a ciência médica que estuda e investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano natural, reforçando a consciência (que para a sofrologia é a força que integra as estruturas psicofísicas do ser humano) através da estrutura que a organiza e lhe da sentido: O corpo. Em outras palavras, sofrologia é Yoga para ocidentais. (...) Hoje se celebram grandes congressos mundiais de sofrologia, mas a sofrologia já recebeu diversas contribuições e deturpações sendo mesclada com temas completamente diferentes tais como magia, tarot, bruxaria e até sofrologia por correspondência, o que certamente significou em uma deturpação da vertente original, e um acrescimo do desconfiança pela comunidade médica. De qualquer forma, existe um movimento que busca conservar a sofrologia pura "Sofrologia Caycediana", livre de delírios esotéricos.» (Fonte: wikipédia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Azambuja já não é o que era!
Assaltados por vizinhos não acredito porque a organização é uma espécie de "franshising". Todos viajam pelo país durante algum tempo.

E agora dou por mim a pensar................
se 2/3 dos expositores eram provenientes das artes divinatórias..............................não deviam estar a adivinhar que isto ia acontecer?............
Paulo