E esta, hem?
«Os interessados em cozinha molecular ficam já a saber que a 6 e 20 de Junho decorrem no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, dois seminários: Gelatinas quentes e frias e utilização de alginatos e azoto líquido, respectivamente. Margarida Guerreiro e Paulina Mata, colaboradoras do Ciência Viva e do DN, estão entre as monitoras. As inscrições, limitadas a 24, custam 150 euros. Tel. 213 653 558.» retirado do DN 12MAI2006
«Cozinha molecular é a nova moda na gastronomia. (...) A cozinha molecular é uma prática em que se combinam ingredientes cuja composição molecular é compatível, mas não se sabe se, para determinar essa compatibilidade, é preciso instalar nas cozinhas um microscópio eletrônico, mas se isto acontecer também não causaria estranheza.(...) As pessoas "normais" entendem a cozinha molecular como sendo aquela em que o que chega ao cliente no prato é exatamente isso: algumas moléculas (poucas) de comida, muito bem colocadas, e em cujo enunciado se especifica a temperatura (baixa) em que foram cozidas e, qualquer dia, até a pressão a que foram submetidas no processo de cozimento.»
Some definitions of molecular gastronomy:
- The application of scientific principles to the understanding and improvement of domestic and gastronomic food preparation. (Peter Barham)
- The art and science of choosing, preparing and eating good food. (Thorvald Pedersen)
- The scientific study of deliciousness. (Harold McGee)
Sem comentários:
Enviar um comentário