20060427

Azambuja oculta

Azambuja este ano é palco de um evento fora do vulgar, pelo menos por estas paragens. Uma feira esotérica. Fui lá ontem à noite, espreitar o que se passava por lá. Logo à entrada não nos foi cobrado os supostos 2€... pensámos que fosse uma estratégia para aumentar a afluência de pessoas à feira. Já no recinto percebemos o porquê. Os ânimos estavam exaltados pois alguns dos expositores tinham sido assaltados. Assim, logo na sua primeiríssima edição, a organização do evento demonstrou uma falta de profissionalismo que, sem dúvida, terá as suas consequências.
Fora isso, andei por lá a cirandar e entre pedras 'poderosas' e amuletos, foi me sendo oferecido cartões a publicitar todo o tipo de serviço dentro desta área, obviamente! Desde consultas de tarôt, astrologia, búzios até sofrologia. E perguntam vocês o que é a sofrologia?

«Sofrologia vem das palavras: sos = serenidade, harmonia ; phren: mente, consciência e logos: estudo, conhecimento. Assim, etimologicamente "Sofrologia" significa: estudo da consciência em equilíbrio. (...) A Sofrología é a ciência médica que estuda e investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano natural, reforçando a consciência (que para a sofrologia é a força que integra as estruturas psicofísicas do ser humano) através da estrutura que a organiza e lhe da sentido: O corpo. Em outras palavras, sofrologia é Yoga para ocidentais. (...) Hoje se celebram grandes congressos mundiais de sofrologia, mas a sofrologia já recebeu diversas contribuições e deturpações sendo mesclada com temas completamente diferentes tais como magia, tarot, bruxaria e até sofrologia por correspondência, o que certamente significou em uma deturpação da vertente original, e um acrescimo do desconfiança pela comunidade médica. De qualquer forma, existe um movimento que busca conservar a sofrologia pura "Sofrologia Caycediana", livre de delírios esotéricos.» (Fonte: wikipédia)

20060426

Miss perfumado

Num dos nossos passeios em Amesterdão, entrámos num pronto a comer para almoçarmos. Estava vazio, mas também já passava um pouco da hora d'almoço. Era um cantinho agradável, em especial pela música que lá se ouvia. Cesária Évora. Perguntámos à senhora se ela gostava daquela cantora e a senhora respondeu que pouco sabia daquela cantora e que um cliente já lhe tinha dito que era portuguesa. Diz ela que passa aquela música todos os dias e que, frequentemente, lhe indagam sobre a música. Explicamos-lhe quem era e que apesar da cantora falar português, era Cabo verdiana, explicámos-lhe onde ficava Cabo Verde e que muitas das músicas dela eram cantadas em crioulo. Inclusivamente, a senhora pediu-nos para lhe escrevermos num papel o nome da cantora e mais alguma coisa que soubessemos sobre a mesma. Comi uma lasanha vegetariana deliciosa acompanhada duma salada deliciosa também, ao som de Cesária Évora em plena Amesterdão. Oiçam só:

20060423

Uma Thurman diz...

«Nós mulheres, não somos os seres quebradiços e frágeis que se diz. Somos sobreviventes, elásticas e fortes»

20060422

Viva a Terra!!

Hoje celebra-se o dia da Terra. Porque a Terra é a nossa casa, cuidemos bem dela!

20060421

Ovibeja à vista!!

Aproxima-se mais um acontecimento nacional, a OVIBEJA. Nem vão acreditar se vos disser que nunca lá fui!!! Deste ano não passa! Entre 29 de Abril a 7 de Maio, todos os dias há actividades super interessantes:

yá tá! Como yá tá??

Finalmente, ontem, livrei-me das reticências no final da minha licenciatura. Enxotei dois pontos, ficando apenas um ponto final. Peço desculpa aos que queriam assistir, foi tudo de repente. Após um telefonema na terça à noite, quando dei por mim já estava no ISA, no departamento de Agronomia Tropical com uma tremenda dor de barriga! Finalizada esta loooooooonga etapa da minha vida, penso já numa próxima... só por acaso: alguém está interessado numa recém licenciada em Engenharia Agronómica??

20060418

Em Amesterdão as influências na culinária são imensas. É fácil encontrar comida de todos os cantos do mundo. Na minha última noite em Amesterdão, fomos jantar a um restaurante Etiope, adorei o prato principal e de comer com as mãos!!! E a acompanhar uma cerveja de banana.

Sons da Etiópia
SOM
EXPERIÊNCIA
SOM


(foto fonte: clic)

Apontamento musical

Gosto do albúm «Apontamento» de Margarida Pinto! Gosto especialmente de uma música cuja letra é um poema de Álvaro de Campos heterónimo de Fernando Pessoa:

Apontamento......eScuTA
A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.

Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?

Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.

Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.

Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

MarGaRidA pINtO


20060417

Pelas palavras de um arquitonto

Num blog que descobri, li um post sobre a crítica fácil. Embora o post se refira à crítica à arquitectura mais concretamente, também, como o próprio autor refere, se extende a outras áreas. Citando:

Para minimizar estas lacunas, considero que devemos evitar a crítica fácil e simplista: precisamos de pensar mais, de conhecer melhor, para criticar mais consequentemente e demonstrarmos, por fim, atitudes mais inteligentes.

Porque a coisa não é tão fácil como o preto ou o branco, o certo ou o errado...

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.
(Fernando Pessoa, 23-5-1932)

Sinais dos tempos modernos

Parabéns ao ISA!! Finalmente os alunos do ISA têm acesso online a serviços da Divisão Académica, vulgo secretaria.

Terapia de casal via TV

A televisão é mesmo uma caixinha de surpresas. Estava eu, ontem, enroscada no meu sofá quando durante aquela eternidade publicitária, anunciaram um novo programa na televisão pública: Prova de Amor. Perante o actual número de divórcios, entre outros factos, idealizaram um programa para pôr à prova o grau de compatibilidade dos casais. Ora aí está, a omnipresença da televisão em todas as áreas da nossa vida, até no aconselhamento matrimonial!!

20060412

Seminário

Seminário Agricultura, Desenvolvimento Rural e Conservação da Natureza




Antes...

Este fim-de-semana entre o estudo para 2 testes consecutivos (uffa!) esta semana, vi um filme que já há algum tempo queria ver: «Antes do pôr-do-sol». Este é a sequela de outro filme que se chama «Antes do amanhecer», com certeza já ouviram falar. Se são dados ao romance recomendo!

When love can come as a complete surprise...



What if you had a second chance with the one that got away?

20060408

The million dollar hotel

Um dia destes lembrei-me deste filme, ou melhor deste título, mas nem sei porque razão. Vi-o há poucos anos atrás, numa sessão gratuita que a associação de estudantes da Faculdade 'Agraria di Firenze' organizava todas as segundas-feiras no cinema da Piazza Puccini em Florença. Não sei porque carga de água é que me lembrei disto... e isso, por razões que também desconheço, intriga-me. Imagino que estejam a pensar que endoideci (de todo, he he he!). Enfim, do que me lembro do filme é que é um filme que vale a pena (acho que o vou alugar hoje).
À espera da famigerada Tarte de maçã!
Tcha nãããããã!!!!! A Tarte de maçã!!!Finalmente saciada!!!!De barriga cheia, sempre ficamos mais felizes, né?!

20060407

Puff, the magic dragon...


Pois é, já voltei... e bem sei que os meus espectadores espectantes anseiam por mais notícias! Há já alguns dias que não blogo, mas não por falta de interesse, nem pensar!! Apenas queria dar mais detalhes da minha estadia em Amesterdão ilustrando-os com as fotos... mas por falha técnica ainda não foi possível, pois é, acontece!!! No entanto, decidi falar-vos do Museu Van Gogh, que gostei imenso. Ele, o artista, é o exemplo de que com determinação podemos ser o que quisermos. Isto porque, antes de ele se tornar pintor, ele estava a estudar para seguir uma 'vida mais religiosa'. Mas depois decidiu que queria ser um artista e, sozinho, chegou ao célebre pintor que hoje se conhece e reconhece em todo o mundo. Adoro os quadros dele, especialmente dalguns com influência japonesa; trouxe um em puzzle, se alguém quiser e gostar de puzzles, são bem vindos a participar! A imagem é 'A cortesã'.
Continuando na linha cultural, conheci, através duma exposição das suas fotos, outro artista: Henri Cartier-Bresson.
''FOTOGRAFAR É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA, A CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO.'' Henri Cartier-Bresson. Também gostei imenso!!